sexta-feira, 8 de julho de 2011


Ao ler o texto de Silvo Pereira, entendi que não se trata de ensinar aos professores a “lerem” os jornais, mas sobretudo, de possibilitar a eles, num primeiro momento, uma leitura do mundo para melhor compreenderem, o poder da mídia e o papel ocupado pelos diferentes espaço público. Assim poderão fazer a leitura crítica da mídia, e ensinar os alunos a pensarem, refletirem sobre os conteúdos noticiosos, e desenvolverem formas autônimas de pensar o mundo. É necessário adquirir também o domínio da linguagem, como ferramenta discursiva. Os objetivos das empresas de comunicação, é de incentivar a leitura de jornais; também incentivar outras leituras; vem a ensinar o aluno como é o jornal, e promover o debate sobre o jornal; também aproximar a esco0la das questões do cotidiano; facilitar uma aproximação entre os professores; tornar o currículo mais dinâmico; ajudar o aluno a se expressar melhor e com maior confiança em si; contribuir para que o aluno escreva melhor.
Também não fácil aprender sobre o mundo editado da mídia, e que não é uma tarefa fácil compreender a polifonia presente nos enunciados da narrativa jornalística, mas desejável para uma leitura crítica da mídia. Nós não podemos , abrir mão de discutir, em sala de aula , o fenômeno da mídia, especialmente a televisão, sabemos que a partir dela vem a compreensão do mundo, Nós educadores devemos utilizar a mídia na escola, é o primeiro passo para a leitura do mundo.

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